Início

  1. Como fazer stop motion
  • Resumo: Explicação do equipamento necessário; execução da montagem do equipamento; preparação de guiões; sessão fotográfica e edição e publicação dos vídeos produzidos
  • Formadoras:

Elsa MotaElsa Mota

Licenciada em informática pela Faculdade de Ciências, Mestrado em Estatística e Gestão da Informação pelo ISEGI da UNL e  Mestrado em Administração Escolar pela ESE de Lisboa, professora de Informática e Multimédia na Escola Secundária Eça de Queirós.

Sofia PereiraSofia Pereira


Licenciada em Línguas e Literaturas Românicas com pós graduação no Ramo de Educacional em estudos Portugueses e Franceses, professora de Português. Francês e Desenvolvimento Pessoal e Social na Escola Secundária Eça de Queirós

Joana LourençoJoana Lourenço

Licenciada em Teatro pela Universidade de Évora, frequência do Curso de Estudos Teatrais, ramo Vocacional;
Professora da área de Teatro de cursos profissionais e do ensino básico na Escola Secundária Eça de Queirós

  • Material/software necessário para os formandos: Nenhum


2. Edição de áudio e ferramentas web 2.0

  • Resumo: Hoje em dia as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Internet são realidades nas escolas que permitem, entre outras potencialidades, desenvolver e dinamizar projetos relacionados com as ferramentas Web 2.0.
    Assim com a formação “Edição áudio e ferramentas Web 2.0” pretende-se essencialmente que os professores e educadores adquiram ou aprofundem os seus conhecimentos sobre a utilização das ferramentas TIC relacionadas com o trabalho desenvolvido nas várias áreas curriculares. Paralelamente que compreendam as vantagens da utilização das TIC como meio para melhorar as práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos.
    Mais pretende-se ainda:
    – Proporcionar o conhecimento e oportunidades de utilização de novas ferramentas e recursos educativos digitais específicos adaptados às necessidades dos processos de ensino e aprendizagem dos vários níveis de ensino;
    – Promover a aquisição de competências necessárias à produção de Podcasts educativos, explorando a ferramenta Audacity;
    – Promover a autonomia e desenvolver a iniciativa, criatividade e persistência;
    – Potenciar situações de trabalho individual, colaborativo e cooperativo no âmbito da construção de aprendizagens relevantes, com carácter inovador, numa perspectiva de mudança das práticas pedagógicas.
  • Formador: Vítor Diegues

Vítor Diegues

Licenciado em Ensino, curso de professores do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, pelo IPVC – Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
Mestre em Ciências Educação, especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Braga
Tem sido convidado a participar em vários Congressos e Seminários Universitários ligados à Tecnologia Educativa (Challenges, Encontro de Podcasts, TicEduca, Congresso Literacia, Media e Cidadania, RTEN, Qualifica, etc).
No âmbito da área da Tecnologia Educativa tem publicado vários artigos da sua autoria em revistas científicas.
Tem colaborado na Universidade do Minho (Instituto da Educação) na lecionação de alguns módulos de ensino em turmas de licenciatura e mestrado.
Formador/Dinamizador de workshops enquadrados nas Ferramentas Web 2.0
Fundador da Rádio Verde Minho (1986). Diretor de programas da Rádio Clube S. Mamede.
Realizador e apresentador de programas de Rádio (25 anos de experiência)
Coordenador de vários projetos ligados à Rádio e Jornal em meio escolar.

  • Material/software necessário para os formandos: Os formandos podem levar o seu portátil (até será a melhor solução).
    Alguns microfones com ligação a um computador. (Pode ser também conjunto de microfone c/ auscultadores).


3. Automatização de rádios escolares: Software e práticas

  • Resumo: Nesta oficina serão abordados os seguintes conteúdos:
    – Tipos de funcionamento de rádios escolares
    – Equipamentos necessários
    – Softwares de automatização de rádios gratuitos: Zara Radio
    Práticas:
    – Automatização da emissão de uma rádio escolar com o Zara Radio
    – Criação de jingles e separadores com o Audacity
    – Colocação de uma rádio online: em direto e em diferido
  • Formador: Paulo Martins

foto_paulomartins

Professor do Curso Tecnológico de Comunicação (1992/2002)
Coordenador da Rádio da Escola Secundária Infanta D. Maria – Coimbra (1995/2002)
Coordenador da Rádio da Escola Secundária Ferreira de Castro – Oliv. Azeméis (2003/2013)
Criador e docente das disciplinas de oferta de escola “Oficina de Comunicação” (2003/2013) e “Educação para os Media”(2012/2013)
Formador na área de Informática e Multimédia
Professor de Português
.
  • Material/software necessário para os formandos: Podem trazer os seus próprios portáteis e auscultadores. Podem instalar o Audacity aqui e o Zara Radio aqui

4. Edição de voz on-line

  • Resumo: Instalação e operação com o programa; Potencialidades do programa para a edição de som digital.
  • Formador: José Rosa

José Rosa

Professor do Quadro do Agrupamento de Escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis
Grupo d eRecrutamento 420
Formador acreditado pelo CCPFC
Diretor do CFAE AVCOA
  • Material/software necessário para os formandos: Computadores com o Audacity instalado e microfones (se possível auscultadores)

5. Percurso de construção de uma web-TV assente num curso CEF numa Escola Básica

  • Resumo: Pretende-se que esta oficina seja um espaço de partilha das diversas atividades, opções de trabalho e possibilidades, em que uma TV interna e WebTV  faz o registo e produz materiais de foto e de video das atividades escolares e do meio envolvente à escola/comunidade.

    Funciona numa perspetiva de utilização de cariz pedagógico, didático e, principalmente, fomentador de mudanças de atitudes, de desenvolvimento de aprendizagens, de articulação de alunos de diferentes cursos, anos e ciclos.

    Como produto final, incute-se a construção de uma Identidade de Escola/Lugar – das memórias à atualidade.

    Este Projeto pode já ser ilustrado por algumas centenas de videos distribuídos por um canal exclusivamente interno, quatro canais WebTV na plataforma youtube (AEQCTVgeneralista, AEQCTVdidática, AEQCTVdesporto e AEQCTVmemórias) em visualização pública, restrita e privada, todos indexados a um blogue central (http://aeqc-tv.blogspot.pt/) com um mínimo de recursos e potenciando os meios TIC e web disponíveis.

  • Formador: António Fernando Silva

António Silva

Licenciado em Geografia – Formação em Ensino.

Formação na área da Antropologia Cultural e formação intermédia na área de Construção Civil.

Foi professor do quadro da área de Integração e de Construção Civil da Escola Profissional Gustave Eiffel.

Atualmente é professor de Geografia e de diversas disciplinas tecnológicas específicas no ensino público, nomeadamente de Cursos de Educação e Formação de Jovens e Adultos.

Participou na implantação e desenvolvimento de novos percursos (Cursos Profissionais, CEF e EFA Secundário) nas redes de Escolas profissionais privadas e públicas.

Promotor de vários projetos de Cidadania do âmbito escolar e civil.

  • Material/software necessário para os formandos: Brevemente disponível

6. Televisão Escolar com utilização de Cenários Virtuais

  • Resumo: Breve formação descritiva e demonstrativa da utilização de cenários virtuais em contexto de reportagens e magazines informativos escolares.
    A ação contempla, registo e edição de imagem e som, com recurso a cenários virtuais, usando técnicas de croma key e efeito alpha channel.
  • Formadores:

Defim Ramos

Delfim Ramos

José Leitão

José Leitão

Docentes da Escola Artística António Arroio, do Curso de Comunicação Audiovisual. Formação em imagem, realização, edição e som, com experiência no ensino da Comunicação Social, na área da imagem e som.

  • Material/software necessário para os formandos: O equipamento será disponibilizado pelos formadores