- Estúdio portátil de televisão, com possibilidade de streaming
- Resumo: Montagem e demonstração de um pequeno estúdio de gravação vídeo portátil, com possibilidade de streaming para web.
- Formador: Valter Elias Garrido Gouveia
– Desde Setembro de 2009, Docente do Departamento de Tecnologias Educativas na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
– Colaborador do Centro de Competência TIC da ESES, desde Setembro de 2009 – Membro do Centro de e-Learning do IPSantarém, desde Setembro de 2011 – Fotografo e Editor de vídeo no Departamento de Design na Universidade da Madeira, Estágio Curricular entre Janeiro e Junho de 2009 |
- Material/software necessário para os formandos: Nenhum
2. Televisão Escolar – luzes, câmara, ação
- Resumo: Nesta oficina será dado a conhecer o projeto Escola TV (www.escolatv.com), com 4 anos de existência, abordando toda a estrutura funcional e técnica que o serve. Inicialmente será feita uma abordagem teórica terminando com uma componente mais prática e explicativa, desde o ajuste de iluminação até à edição de um projeto final. Em suma, os participantes ficarão a perceber que a televisão é o “o mundo da ilusão” e que com vontade, engenho, arte e poucos meios se consegue fazer um projeto desta envergadura.
- Formador: Nuno Relvas
Atualmente é formador na Escola Secundária de Vale de Cambra na área de Hotelaria e Restauração e é também possuidor de um Curso de Especialização Tecnológica em Multimédia. Amante confesso das novas tecnologias e da magia da televisão cria, em Fevereiro de 2009, o web canal “Escola TV”, o canal de televisão do Agrupamento de Escolas de Búzio (Vale de Cambra) onde, paralelamente à atividade de formador, vai desenvolvendo este projeto do qual é Diretor Executivo e Pivô. |
- Formador: Pedro Moreira
Desde tenra idade procurou estar um passo à frente a nível de descoberta e crescimento, esta característica fez com que descobrisse e desenvolvesse diversas competências pessoais que fazem dele, aquilo que é hoje. O seu percurso fala por si, desde cedo, pautado pelo envolvimento em diversos projetos e iniciativas onde procura sempre aliar os seus conhecimentos teóricos aos práticos em contexto de trabalho, o que se revela fundamental e notório na sua veia empreendedora. É licenciado em Som e Imagem, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, frequentando atualmente o Mestrado da mesma área, na mesma instituição. Desde 2009 tem uma empresa de produção audiovisual e produção de eventos, Palmo Produções. |
- Material/software necessário para os formandos: Computador com software de edição Sony Vegas
3. Do guião à realização (Parte II)
- Resumo: No âmbito do projeto que dinamizamos junto das escolas procuramos dinamizar os docentes para a produção das suas aulas em formato vídeo, na lógica inspirada pela Academia Khan (Flipped Classroom). Nesse contexto entendemos que é necessário proporcionar instrumentos que permitam aproximar a produção de conteúdos em vídeo no âmbito da escola à metodologia de produção vídeo/tv profissional. Esta oficina terá como objetivos:
- Apresentar e demonstrar as técnicas de criação de guião, através do software livre CeltX.
- Apresentar e demonstrar as técnicas de realização de uma aula em vídeo, a partir de um guião, através do software livre UStream Producer.
- Formador: Jorge Mata
Técnico da DSRA da DGESTE, trabalha na Direção de Serviços do Alentejo da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, mais concretamente na equipa de informática, onde as suas atividades se centram na área da tecnologia educativa dirigida às escolas, desde a informática ligada ao hardware, até à produção de conteúdos.
Esta área da produção de conteúdos é, de resto, a que mais o entusiasma e na qual procura concentrar os maiores esforços, em particular os conteúdos ligados ao vídeo e tv, linguagens com muito potencial e uma rápida curva de aprendizagem, o que significa pouco investimento de tempo para os professores. Anteriormente dedicou-se também ao design instrucional no e-learning, produzindo e ensinando a produzir, materiais para as escolas que foram disponibilizados nas várias instâncias de Moodle que as escolas possuem. Este investimento nas plataformas de LMS surgiu de um projeto que existiu no Alentejo, na altura chamado de Escola Digital, que contemplava uma plataforma de e-learning para todas as escolas com um interface desenhado em colaboração com a PT Inovação de Aveiro, pois a base era a sua plataforma Formare. Estávamos em 2003 e este projeto de que muito se orgulha tinha outras componentes que consubstanciaram um verdadeiro Plano Tecnológico da Educação à escala regional. Este projeto ganhou até o “Prémio Fernandes Costa – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP”, do Instituto de Informática do Ministério das Finanças, em 2006. Na área do e-learning investiu também um pouco na investigação, por força do mestrado que fez na Universidade Católica e que permitiu aprofundar um tema que já trazia em mira desde trabalho final de um CESE em Informática e Educação que tinha feito antes. Era o tema da eficácia das aprendizagens on-line síncrono versus assíncrono. Ao longo destes tempos também foi formador na área das TIC, tanto de professores como fora do ensino, tendo acumulado cerca de 1200 horas de formação dada. A partir de 2005 começou a dirigir os cursos e oficinas que dinamiza para a modalidade de b-learning, estratégia que deu bons resultados. Integrou em 1996 o projeto wEbi que veio a possibilitar trabalhar pela primeira vez para a então Direção Regional de Educação do Alentejo. Este projeto que concebeu quando lecionava numa escola básica integrada, consistia na criação de uma rede social entre as escolas do Alentejo da mesma tipologia onde, através da internet, as escolas interagiam, trocando experiências e materiais no sentido de se criar um corpo teórico-prático que ajudasse a definir o modelo da escola básica integrada (do pré-escolar ao 9º ano), com a colaboração do Grupo de Projecto da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, coordenado pelo Dr. Eurico Lemos Pires. Por estas alturas envolveu-se num projeto pessoal onde criou uma escola de informática móvel para crianças, a Idade Virtual. Esta pequena empresa foi um caso de sucesso num período de escasso acesso aos computadores e menos ainda à Internet. Trabalharam com crianças a partir dos 3 anos em jardins-de-infância por todo o Alentejo, levando um projeto didático de exploração da multimédia e da internet a locais que doutra forma ficariam excluídos. Esta escola itinerante tinha acesso à internet via satélite VSAT, por isso onde quer que estivéssemos era só apontar a antena. Foi com esta solução que fomos contratados pelo projeto “Internet na Escola” do ministério da ciência e tecnologia, para andarmos por todo o país com o que se chamou “Netmóvel”. Em todo este percurso aqui brevemente resumido foi adquirindo formação variada, tanto nas áreas do hardware, segurança, programação e mais recentemente vídeo e áudio, todo este caminho vocacionado para as TIC, iniciado com o curso de História, via ensino. |
- Material/software necessário para os formandos: Nenhum
4. Rádio e Televisão em direto
- Resumo: Pretende-se dar a conhecer o processo de edição, produção e transmissão de um programa de rádio na escola.
A emissão transmitida será acompanhada de uma emissão vídeo online (streaming)
- Formador: Manuel Alves
Licenciado em Administração .Escolar e Administração Educacional Fundador dinamizador da Rádio Onda Jovem |
- Formador: Rui Hilário
Pós Graduação em Administração Escolar Pós Graduação em Sistemas Integrados de Gestão Licenciatura em Engenharia Electrotécnica (Telecomunicações e Electrónica) ESCOLA SECUNDÁRIA LEAL DA CÂMARA – RIO DE MOURO – SINTRA Professor responsável pela plataforma e-learning Co-responsável pelo Centro de Produção Coordenador e Relator
Professor de várias disciplinas na área da informática Responsável pelo grupo de informática ANQ – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO Avaliador Externo |
- Material/software necessário para os formandos: Nenhum
5. Como fazer uma reportagem em televisão online
- Resumo: Pretende-se dotar os participantes de competências conceptuais, de planeamento e de desenvolvimento de pequenos vídeos para a Internet, através da utilização e exploração da ferramenta de edição de vídeo Movie Maker.
- Formador: Pedro Costa
Co-fundador da empresa Ludomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos. Atualmente é o responsável intelectual e pedagógico da Ludomedia e co-autor de recursos educativos, artigos e outras produções científicas. É especialista em Multimédia em Educação e um dos investigadores/autor do software de apoio à análise qualitativa webQDA da Universidade de Aveiro. Fez o doutoramento em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro com o tema “Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador”. As suas áreas de investigação contemplam a Análise Qualitativa, o Empreendedorismo na Educação e o Desenvolvimento de Recursos Educativos para os primeiros anos. Licenciou-se em Engenharia da Comunicação, vertente Comunicação e Design. É formador nas áreas e domínios das Tecnologias Educativas e Multimédia em Educação com aplicação a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básicos e Secundário. |
- Formador: José Ferreira Oliveira
Aluno do 3º ano de Electrónica na UA e foi bolseiro da FCT para exercer as funções de técnico como programador de plataformas WEB com destaque para a paltaforma ArguQuest (desenvolvida de raiz) . No momento atual é colaborador do ccTICua. |
- Material/software necessário para os formandos: Moviemaker
6. Vamos explorar e descobrir como criar uma rádio escolar online
- Resumo: Este workshop pretende facultar a todos os participantes uma vasta lista de recursos e ferramentas digitais, gratuitas e de fácil acesso que poderão permitir a criação e gestão de uma rádio online. Partindo de um grande leque de opções, os participantes serão convidados a uma abordagem exploratória de algumas ferramentas, considerando prós e contras de cada uma e, analisando qual a ferramenta mais indicada para a criação da sua rádio online a partir dos objetivos que se pretendem atingir e projetos a desenvolver
- Formador: José Alberto Rodrigues
Possuiu formação inicial em Ensino de Educação Visual e Tecnológica. Em 2005 concluiu o mestrado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro onde, atualmente, está a finalizar o seu programa doutoral também em Multimédia em Educação. É autor da distribuição livre EVTux e dos blogues EVTdigital e EVTux. É presidente da APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica e diretor do Centro de Formação desta associação. É membro da organização do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. |
- Material/software necessário para os formandos: Nenhum