Início

1. ES@ TV para todos

  • Resumo: Este projeto tem como objetivo demonstrar a utilização do estúdio de televisão da ESAG para produzir aulas temáticas para diversas disciplinas. Além disso, pretende-se produzir também notícias da comunidade escolar, do país e do mundo, com recurso à língua gestual. O projeto tem como objetivo divulgar a toda a comunidade escolar bem como a todos interessados, materiais didáticos e notícias, não esquecendo todos aquelas pessoas com dificuldades visuais ou auditivas. Para que este projeto fosse concretizado foi necessário o apoio, do jornal e rádio da região, Diário do Sul, bem como a colaboração da Associação de Surdos de Évora, de forma a poder transmitir as emissões da ES@G TV em língua gestual.
  • Interveniente: Ana Pires

Ana Pires

brevemente


2. TV Eça de Queirós – Constrangimentos, oportunidades e evolução

  • Resumo: Como surgiu o projeto, constrangimentos, oportunidades e evolução.
  • Interveniente: Elsa Mota

Elsa Mota

Licenciada em informática pela Faculdade de Ciências, Mestrado em Estatística e Gestão da Informação pelo ISEGI da UNL e  Mestrado em Administração Escolar pela ESE de Lisboa, professora de Informática e Multimédia na Escola Secundária Eça de Queirós.


3. Tv interna e Web-TV

  • Resumo: Apresentação do percurso e balanço de um projeto de Tv interna e Web-TV de uma Escola Básica, alicerçado no trabalho de Turma Cef operador Fotografia (8.º e 9.º ano) com a colaboração de alunos do percurso regular (Clube AEQC-TV) e ex-alunos do Curso e do Clube, enquanto estratégia pedagógica de mobilização e valorização do trabalho e autonomia de alunos CEF, com um mínimo de custos operacionais, com reflexo na capacidade interventiva didática e identitária da Escola e da/para/com a Comunidade que a envolve.
  • Interveniente: António Silva

António Silva

Licenciado em Geografia – Formação em Ensino.

Formação na área da Antropologia Cultural e formação intermédia na área de Construção Civil.

Foi professor do quadro da área de Integração e de Construção Civil da Escola Profissional Gustave Eiffel.

Atualmente é professor de Geografia e de diversas disciplinas tecnológicas específicas no ensino público, nomeadamente de Cursos de Educação e Formação de Jovens e Adultos.

Participou na implantação e desenvolvimento de novos percursos (Cursos Profissionais, CEF e EFA Secundário) nas redes de Escolas profissionais privadas e públicas.

Promotor de vários projetos de Cidadania do âmbito escolar e civil.


4. TVSerafim – Contributos para as boas práticas da gestão

  • Resumo: Procurará demonstrar de que forma a TVSerafim é um instrumento possibilitador de eficaz comunicação entre a gestão e a comunidade escolar, constituindo-se como uma forma de envolver a comunidade no alcance das metas do projeto educativo.
  • Interveniente: Irene Guimarães

Irene Guimarães

Licenciada em Ensino de Educação Tecnológica, Variante de Gestão, UAberta. Pós Graduação em Formação Especializada em Administração Escolar, ISET.

Exerce docência desde Outubro de 1980.

Exerceu os cargos, de Representante de Grupo, Assessora do Ensino Noturno, Vice-Presidente do Conselho Executivo, Coordenadora de Departamento Curricular,  Diretora de Curso, Presidente da Assembleia de Escola, Pres de CAP, …

Diretora desde julho de 2009 na Escola Secundária Dr. Serafim Leite, agora Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. Participação ativa Projecto URBAL III, Int. Asso. of Educ. Cities, “I Jornadas Internacionales sobre Cooperación al Desarrollo” Madrid, Fev; Comunicação no seminário “Novas Oportunidades…” ANQ, FIL, Set. 2010.

Detentora da Formação Líderes Inovadores Partners in Learning (2011), parceria MEC e Microsoft.


5. A experiência do CLICK na Antena 1

  • Interveniente: Catarina Lázaro

Foto_alterantiva

Começou o seu percurso como jornalista na RUC, ainda durante a licenciatura na Universidade de Coimbra. Passou pelas redações do jornal Público, da Antena 1, da Rádio Nova e da SIC. Em parceria com a UA coordenou os programas EUREKA (TSF) e CLICK (Antena 1).


6. O projeto de comunicação da Universidade de Aveiro: audiovisuais e web

  • Interveniente: João Oliveira

Foto_alterantiva

Iniciou o percurso profissional como colaborador na RTP, ainda enquanto estudante de Engenharia Electrónica e de Telecomunicações da Universidade de Aveiro. Posteriormente, integrou a equipa de audiovisuais do Centro Multimédia e de Ensino a Distância da UA, actuando em vários projectos, com destaque para o programa de televisão “3810UA”, emitido semanalmente na RTP 2, durante cinco anos. Neste período, enquanto coordenador técnico e operacional da equipa de produção e, posteriormente, realizador, esteve ainda envolvido na produção de mais dois programas de televisão e três de rádio: “3810UA Internacional” e “Viva a Ciência”, para os canais internacionais da RTP, “eUrekA” para a TSF, “Sofá da Ciência” para a Rádio Terranova e Rádio Voz do Caima, e “Click” para a Antena 1.

Actualmente, faz parte do núcleo de audiovisuais dos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da UA e é membro da equipa que gere a plataforma Educast@fccn, serviço de gestão de vídeo da FCCN para registo e distribuição de conteúdos lectivos.

É também formador da UNAVE, Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, na área de Edição Digital de Áudio e Vídeo.

Para além destas actividades, assume ainda a Direcção Técnica e Operacional da Porta Lógica, empresa graduada da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, que actua nas áreas de criação de conteúdos audiovisuais digitais e serviços baseados na Web, como a transmissão em directo de áudio e vídeo.

  • Interveniente: Ana Vaz

Foto_alterantiva

Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Ana Vaz Martins exerce funções de técnica de comunicação na Universidade de Aveiro desde 2006. Possui ainda especialização em comunicação e educação em ciência.

As suas principais funções passam pela redação de conteúdos informativos para os vários suportes de comunicação e divulgação da UA (jornal online, newsletter, Facebook, revista Linhas) e pelo contacto com os diversos órgãos de comunicação social, na componente de assessoria de imprensa/comunicação.