Início

  1. Estúdio portátil de televisão, com possibilidade de streaming
  • Resumo: Montagem e demonstração de um pequeno estúdio de gravação vídeo portátil, com possibilidade de streaming para web.
  • Formador: Valter Elias Garrido Gouveia e João Galego

Valter Gouveia

– Desde Setembro de 2009, Docente do Departamento de Tecnologias Educativas na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

– Colaborador do Centro de Competência TIC da ESES, desde Setembro de 2009
– Membro do Centro de e-Learning do IPSantarém, desde Setembro de 2011
– Fotografo e Editor de vídeo no Departamento de Design na Universidade da Madeira, Estágio Curricular entre Janeiro e Junho de 2009

  • Material/software necessário para os formandos: Nenhum


2. Televisão Escolar – luzes, câmara, ação

  • Resumo: Nesta oficina será dado a conhecer o projeto Escola TV (www.escolatv.com), com 4 anos de existência, abordando toda a estrutura funcional e técnica que o serve. Inicialmente será feita uma abordagem teórica terminando com uma componente mais prática e explicativa, desde o ajuste de iluminação até à edição de um projeto final.
    Em suma, os participantes ficarão a perceber que a televisão é o “o mundo da ilusão” e que com vontade, engenho, arte e poucos meios se consegue fazer um projeto desta envergadura.
  • Formadores: Nuno Relvas

Nuno Relvas

Atualmente é formador na Escola Secundária de Vale de Cambra na área de Hotelaria e Restauração e é também possuidor de um Curso de Especialização Tecnológica em Multimédia. Amante confesso das novas tecnologias e da magia da televisão cria, em Fevereiro de 2009, o web canal “Escola TV”, o canal de televisão do Agrupamento de Escolas de Búzio (Vale de Cambra) onde, paralelamente à atividade de formador, vai desenvolvendo este projeto do qual é Diretor Executivo e Pivô.

  • Formadores: Pedro Moreira

Pedro Moreira

Desde tenra idade procurou estar um passo à frente a nível de descoberta e crescimento, esta característica fez com que descobrisse e desenvolvesse diversas competências pessoais que fazem dele, aquilo que é hoje. O seu percurso fala por si, desde cedo, pautado pelo envolvimento em diversos projetos e iniciativas onde procura sempre aliar os seus conhecimentos teóricos aos práticos em contexto de trabalho, o que se revela fundamental e notório na sua veia empreendedora.
É licenciado em Som e Imagem, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, frequentando atualmente o Mestrado da mesma área, na mesma instituição. Desde 2009 tem uma empresa de produção audiovisual e produção de eventos, Palmo Produções.

  • Material/software necessário para os formandos: Computador com software de edição Sony Vegas


3. Vox Populi – Episódio Especial

  • Resumo: O trabalho que se propõe ao longo dos 135 minutos será fazer um pequeno vídeo ao estilo do Vox Populi.
    Partindo de uma metodologia de trabalho colaborativa, ao longo da oficina serão  percorridos todos os momentos que levam à concretização do trabalho proposto.
    Desta forma, enquadrado no conceito rizomático de oficina que alia a “obra” com o “fazer”, haverá um produto final construído com o contributo de todos os participantes.
  • Formadores: Fátima Pais

Fátima Pais

Professora no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite do grupo de recrutamento 550 – Informática.
Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, mestre em Multimédia em Educação e doutoranda na mesma área.
Leciona disciplinas da componente técnica do curso profissional técnico de audiovisual e do curso profissional técnico de gestão e programação de sistemas informáticos.

  • Formadores: Fernando Mourão

Fernando Mourão

Mestrando em gestão das Industrias Criativas, UCP Porto;

Pósgraduação em Técnologias Multimédia pela FEUP;

Licenciado em Arte e Comunicação Ramo Audiovisual pela Escola Superior Artística do Porto;

Docente e Formador nas áeras do Audiovisual e Multimédia;

Produtor Cinematográfico na empresa www.anewgadget.com

  • Material/software necessário para os formandos: Os participantes poderão (não é condição de exclusão) levar computador com um programa de edição de vídeo (moviemaker, première, …) e uma camara de filmar.
  • Nota: A Oficina conta com o apoio de 6  alunos do curso profissional de audiovisuais (12ºI)


4. Exploração de ferramentas web 2.0 para inovar na sala de aula

  • Resumo: Muitas das transformações ocorridas na sociedade, nos últimos tempos, resultam em grande parte da evolução das tecnologias. Estas transformações fomentam novas formas de entender o conhecimento e a aprendizagem, colocando novos desafios, em particular, à educação. A Web 2.0 veio abrir novas formas de publicar, partilhar, comunicar e interagir, concorrendo para a construção da “inteligência coletiva”. Este Workshop tem por objetivo abordar algumas possibilidades de integração de ferramentas Web 2.0 nas práticas educacionais. Serão exploradas ferramentas para produção de áudio, vídeo, imagem, mapas concetuais, entre outras.
  • Formadoras: Idalina Santos

Idalina Santos

Licenciada em Matemática – Ramo Educacional (Universidade Portucalense – Porto), tem pós-graduação em Matemática Aplicada à Estatística (Universidade do Porto), mestre em Ciências da Educação – Especialidade em Tecnologia Educativa (Universidade do Minho), doutoranda em Ciências da Educação – Especialidade de Tecnologias Educacionais e da Comunicação (Universidade de Coimbra). Colaboradora da equipa Investigação e Formação Online, no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Professora do Quadro na Escola Secundária de Carvalhos. Formadora de formadores e de professores. Atualmente é bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem realizado investigação na área de plataformas de e-learning, blended-learning, comunidade virtuais e formação de professores, com publicações em atas de encontros científicos, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais com arbitragem científica.
  • Formadoras: Adelina Moura Adelina Moura

Adelina Moura

Licenciatura em ensino do Português e Francês, mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e doutoramento em Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa (Universidade do Minho). Tem realizado investigação sobre a Web 2.0 e Mobile Learning, com várias publicações em atas de congressos e capítulos de livros, em Portugal e no estrangeiro. É docente na Escola Secundária Carlos Amarante e tutora de cursos de formação a distância do Instituto Camões, I.P (MIPL2.0) e formação contínua de professores. Leciona na Universidade Portucalense em cursos de Mestrado e colabora com a Porto Editora na criação de conteúdos digitais de Português.
  • Material/software necessário para os formandos: Cada participante trazer um portátil;
    Acesso à Internet utilizando a rede Wifi da Escola;
    Instalação de Java nos computadores.

5. RMP@Hipermedia – Comenius Version

  • Resumo: O projecto RMP@Hipermedia conseguiu alargar as suas capacidades ao realizar uma parceria entre 4 escolas europeias no âmbito de um projecto europeu Comenius, tendo produzido já diversos materiais audiovisuais para instituições nacionais. A colaboração com parceiros externos tem sido fundamental, tanto na obtenção de equipamento, como na formação, onde se pode referir particularmente o CENJOR – Centro de Formação de Jornalistas.
    Nesta oficina, a equipa de professores e alunos do Curso Profissional de Multimédia apresentará de forma prática, quer o trabalho realizado, quer os métodos utilizados, de modo a permitir não só o contacto com o nosso trabalho, como também a experimentação do nosso equipamento por parte da assistência enquadrada pelos alunos da ESMP.
    Estarão disponíveis meios áudio e vídeo para a exemplificação “hands-on”, complementados por apresentações por parte dos alunos que descreverão a sua experiência, desde os seus processos de trabalho, até à visita aos países parceiros, passando pela cobertura mediática e as apresentações realizadas em eventos organizados sobre a temática da educação como a Futurália ou o TicEduca Júnior.
  • Formadores:

Nuno Albano

Nuno Albano

Brevemente

Nuno Albano

Vera Cruz

Brevemente

  • Material/software necessário para os formandos: Nenhum
  • Nota: A Oficina conta com o apoio de alunos do curso profissional de multimédia.

6. Como fazer uma emissão de TV ao Vivo

  • Resumo: Explicação do equipamento necessário para gravar e difundir uma emissão; execução da montagem do equipamento; preparação de guiões para filmagem; gravação vídeo e áudio ao vivo com introdução de vts recolhidas durante a manhã.
  • Formadoras:

Elsa MotaElsa Mota

Licenciada em informática pela Faculdade de Ciências, Mestrado em Estatística e Gestão da Informação pelo ISEGI da UNL e  Mestrado em Administração Escolar pela ESE de Lisboa, professora de Informática e Multimédia na Escola Secundária Eça de Queirós.

Sofia PereiraSofia Pereira

Licenciada em Línguas e Literaturas Românicas com pós graduação no Ramo de Educacional em estudos Portugueses e Franceses, professora de Português. Francês e Desenvolvimento Pessoal e Social na Escola Secundária Eça de Queirós

Joana LourençoJoana Lourenço

Licenciada em Teatro pela Universidade de Évora, frequência do Curso de Estudos Teatrais, ramo Vocacional;
Professora da área de Teatro de cursos profissionais e do ensino básico na Escola Secundária Eça de Queirós

  • Material/software necessário para os formandos: Nenhum