- Como fazer stop motion
- Resumo: Explicação do equipamento necessário; execução da montagem do equipamento; preparação de guiões; sessão fotográfica e edição e publicação dos vídeos produzidos
- Formadoras:
Elsa Mota |
Licenciada em informática pela Faculdade de Ciências, Mestrado em Estatística e Gestão da Informação pelo ISEGI da UNL e Mestrado em Administração Escolar pela ESE de Lisboa, professora de Informática e Multimédia na Escola Secundária Eça de Queirós.
|
Sofia Pereira
|
Licenciada em Línguas e Literaturas Românicas com pós graduação no Ramo de Educacional em estudos Portugueses e Franceses, professora de Português. Francês e Desenvolvimento Pessoal e Social na Escola Secundária Eça de Queirós
|
Joana Lourenço |
Licenciada em Teatro pela Universidade de Évora, frequência do Curso de Estudos Teatrais, ramo Vocacional;
|
- Material/software necessário para os formandos: Nenhum
2. Edição de áudio e ferramentas web 2.0
- Resumo: Hoje em dia as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Internet são realidades nas escolas que permitem, entre outras potencialidades, desenvolver e dinamizar projetos relacionados com as ferramentas Web 2.0.
Assim com a formação “Edição áudio e ferramentas Web 2.0” pretende-se essencialmente que os professores e educadores adquiram ou aprofundem os seus conhecimentos sobre a utilização das ferramentas TIC relacionadas com o trabalho desenvolvido nas várias áreas curriculares. Paralelamente que compreendam as vantagens da utilização das TIC como meio para melhorar as práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos.
Mais pretende-se ainda:
– Proporcionar o conhecimento e oportunidades de utilização de novas ferramentas e recursos educativos digitais específicos adaptados às necessidades dos processos de ensino e aprendizagem dos vários níveis de ensino;
– Promover a aquisição de competências necessárias à produção de Podcasts educativos, explorando a ferramenta Audacity;
– Promover a autonomia e desenvolver a iniciativa, criatividade e persistência;
– Potenciar situações de trabalho individual, colaborativo e cooperativo no âmbito da construção de aprendizagens relevantes, com carácter inovador, numa perspectiva de mudança das práticas pedagógicas.
- Formador: Vítor Diegues
Licenciado em Ensino, curso de professores do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, pelo IPVC – Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. |
- Material/software necessário para os formandos: Os formandos podem levar o seu portátil (até será a melhor solução).
Alguns microfones com ligação a um computador. (Pode ser também conjunto de microfone c/ auscultadores).
3. Automatização de rádios escolares: Software e práticas
- Resumo: Nesta oficina serão abordados os seguintes conteúdos:
– Tipos de funcionamento de rádios escolares
– Equipamentos necessários
– Softwares de automatização de rádios gratuitos: Zara Radio
Práticas:
– Automatização da emissão de uma rádio escolar com o Zara Radio
– Criação de jingles e separadores com o Audacity
– Colocação de uma rádio online: em direto e em diferido - Formador: Paulo Martins
Professor do Curso Tecnológico de Comunicação (1992/2002) Coordenador da Rádio da Escola Secundária Infanta D. Maria – Coimbra (1995/2002) Coordenador da Rádio da Escola Secundária Ferreira de Castro – Oliv. Azeméis (2003/2013) Criador e docente das disciplinas de oferta de escola “Oficina de Comunicação” (2003/2013) e “Educação para os Media”(2012/2013) Formador na área de Informática e Multimédia Professor de Português . |
- Material/software necessário para os formandos: Podem trazer os seus próprios portáteis e auscultadores. Podem instalar o Audacity aqui e o Zara Radio aqui
4. Edição de voz on-line
- Resumo: Instalação e operação com o programa; Potencialidades do programa para a edição de som digital.
- Formador: José Rosa
Professor do Quadro do Agrupamento de Escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis Grupo d eRecrutamento 420 Formador acreditado pelo CCPFC Diretor do CFAE AVCOA |
- Material/software necessário para os formandos: Computadores com o Audacity instalado e microfones (se possível auscultadores)
5. Percurso de construção de uma web-TV assente num curso CEF numa Escola Básica
- Resumo: Pretende-se que esta oficina seja um espaço de partilha das diversas atividades, opções de trabalho e possibilidades, em que uma TV interna e WebTV faz o registo e produz materiais de foto e de video das atividades escolares e do meio envolvente à escola/comunidade.
Funciona numa perspetiva de utilização de cariz pedagógico, didático e, principalmente, fomentador de mudanças de atitudes, de desenvolvimento de aprendizagens, de articulação de alunos de diferentes cursos, anos e ciclos.
Como produto final, incute-se a construção de uma Identidade de Escola/Lugar – das memórias à atualidade.
Este Projeto pode já ser ilustrado por algumas centenas de videos distribuídos por um canal exclusivamente interno, quatro canais WebTV na plataforma youtube (AEQCTVgeneralista, AEQCTVdidática, AEQCTVdesporto e AEQCTVmemórias) em visualização pública, restrita e privada, todos indexados a um blogue central (http://aeqc-tv.blogspot.pt/) com um mínimo de recursos e potenciando os meios TIC e web disponíveis.
- Formador: António Fernando Silva
Licenciado em Geografia – Formação em Ensino. Formação na área da Antropologia Cultural e formação intermédia na área de Construção Civil. Foi professor do quadro da área de Integração e de Construção Civil da Escola Profissional Gustave Eiffel. Atualmente é professor de Geografia e de diversas disciplinas tecnológicas específicas no ensino público, nomeadamente de Cursos de Educação e Formação de Jovens e Adultos. Participou na implantação e desenvolvimento de novos percursos (Cursos Profissionais, CEF e EFA Secundário) nas redes de Escolas profissionais privadas e públicas. Promotor de vários projetos de Cidadania do âmbito escolar e civil. |
- Material/software necessário para os formandos: Brevemente disponível
6. Televisão Escolar com utilização de Cenários Virtuais
- Resumo: Breve formação descritiva e demonstrativa da utilização de cenários virtuais em contexto de reportagens e magazines informativos escolares.
A ação contempla, registo e edição de imagem e som, com recurso a cenários virtuais, usando técnicas de croma key e efeito alpha channel.
- Formadores:
Delfim Ramos José Leitão
|
Docentes da Escola Artística António Arroio, do Curso de Comunicação Audiovisual. Formação em imagem, realização, edição e som, com experiência no ensino da Comunicação Social, na área da imagem e som. |
- Material/software necessário para os formandos: O equipamento será disponibilizado pelos formadores